8 dicas para cuidar do seu cachorro no verão.

O verão é uma das estações mais esperada do ano. Combina com praias, piscinas e viagens. Mas, como nem tudo são flores, o período também vem com desvantagens, inclusive para nossos pets e para quem não sabe como cuidar de cachorro nessa época.

Portanto, para garantir que seu bichinho fique bem e possa se divertir, confira 8 dicas de como cuidar de cachorro no verão.

1. Nunca deixe-o em locais abafados.

Não se deve deixar o pet no carro ou em qualquer local abafado e sem circulação de ar. No verão, aumenta o risco de ele sofrer hipertermia, um aumento brusco da temperatura corporal, que ultrapassa a capacidade compensatória do organismo. A hipertermia leva à disfunção dos órgãos, podendo causar a morte do pet.

2. Escolha os melhores horários para os passeios.

Mesmo nas demais estações do ano, é melhor evitar os passeios com o cachorro entre 10h e 16h, quando ocorre uma maior incidência de radiação UVB, a principal responsável pelo câncer de pele, que também atinge os pets.

Em períodos mais quentes, limite-se ao passeio e evite a prática de outros exercícios físicos com o animal, afinal, cachorro sente muito calor.

3. Garanta água fresca.

A água deve ser oferecida em abundância estar sempre fresquinha e sempre a sombra. Durante os passeios, leve um cantil e faça pausas estratégicas. Já em casa, dê preferência aos bebedouros de cerâmica, que mantém melhor a temperatura da água.

4. Atenção redobrada com cachorros filhotes, idosos e obesos.

Em geral, cães idosos e filhotes têm mais dificuldade de suportar temperaturas quentes. Da mesma forma, cães obesos tem maior tendência a apresentar problemas respiratórios e mais dificuldade para perder calor. Especialmente com esses animais, fique atento a qualquer sinal de cansaço e respiração mais ofegante.

5. Mantenha a carteira de vacinação em dia.

A dica vale para o ano todo, mas no verão, o contato entre os pets costuma ser maior, já que eles saem mais para passear. Portanto, além de manter vacinação e vermifugação em dia, o controle de ectoparasitas (pulgas e carrapatos) também merece atenção nesta estação.

6. Faça o uso de medicamentos preventivos contra pulgas e carrapatos.

O aumento da proliferação de pulgas e carrapatos no verão também é um incômodo para os nossos pets. Portanto, para evitar que isso aconteça, não deixe de prevenir o pet com sprays, shampoos e remédios via oral. E sempre mantenha a casa dedetizada, para evitar futuras infestações de pulgas e carrapatos.

7. Faça uso do filtro solar para os cães.

Cães também estão vulneráveis a desenvolver câncer de pele. Portanto, não deixe de aplicar filtro solar específico para animais no focinho, nas extremidades das orelhas e na barriga do cachorrinho. Essa é uma das principais dicas de como cuidar de cachorro no verão.

8. Converse com o veterinário sobre a necessidade de tosa.

Tosar o cachorro no verão pode ser uma boa forma de ajudar a refrescá-lo, principalmente no caso de raças originárias de locais frios, como São Bernardo e Husky Siberiano. Mas para raças com muito subpelo, como Chow-Chow e Lulu da Pomerânia, a tosa pode fazê-los perder essa camada de proteção, o que não é recomendado.

Os pelos funcionam como um isolante térmico. Por isso, a dica é sempre aparar e nunca tosar completamente a pelagem do animal, o que aumentaria o risco de queimaduras de pele.

Agora que você leu todas as dicas, cuidar de seu animalzinho em dias mais quentes será muito fácil.

Scroll to Top