Conheça 5 raças de cachorros que mais sofrem abandono.

No Brasil, são mais de 20 milhões de animais abandonados. Conheça as 5 raças de cachorros que mais sofrem abandono e os motivos que os levam a esta triste realidade.

1. Poodle

Uma das raças mais populares em nosso país, é também uma das raças mais abandonadas, mas o motivo muitas vezes se dá por conta dos cuidados diários com o pet. Os banhos e as tosas geram gastos mensais e intensificam o abandono .

Poodles são ativos e gostam de uma boa bagunça. Entretanto, esse comportamento muitas vezes levam seus tutores ao estresse que preferem se livrar de situações como esta. Então, se você já se deparou com um poodle perambulando pelas ruas há grandes possibilidades dele estar ali por ter sido abandonado covardemente.

2. Pitbull

Um dos motivos que levam o abandono do Pit Bull são notícias recentes de ataques de cães da raça.

Sem apurar os fatos e sem entender o que pode ter ocasionado o ataque. Consequentemente a notícia leva algumas pessoas a abandonarem cães da raça pit bull. Portanto, quando surge uma notícia sobre algum caso que envolva a raça, o número de abandono aumenta.

Seu porte físico e os gastos com alimentação também são fatores que geram desculpas para não assumir um compromisso.

3. Chow Chow

Quando filhotes são ursinhos fofos e macios. Porém quando crescidos não gostam de colo e são pouco amigáveis com crianças.

Eles precisam se socializar desde filhote para que não se tornem ¨antissociais¨. Em alguns casos, seu temperamento é bem agressivo e por não saber lidar com a situação muitas pessoas preferem abandonar o cachorro.

Os Chow Chows também são propensos a terem doenças dermatológicas e displasia coxo-fermural, o que certamente gera despesas médicas, assim como a pelagem e banhos no pet que também são fatores que contribuem com o abandono. Pois geram gastos e custos mensais.

4. Bulldog Francês

Esses cãezinhos de focinho achatado, olhos grandes e expressivos também são vítimas de maus tratos e abandono.

Muitas cadelas consideradas matriz são abandonadas quando não servem mais para procriar.Sem contar com as pessoas que compram ou adotam os animais e depois começam a enfrentar algumas doenças típicas da raça decorrentes da genética.

Quando descobrem que precisam de cuidados adicionais com a cãozinho, disponibilizando seu tempo, acompanhamento veterinário e custos adicionais surge infelizmente o abandono como uma alternativa cruel.

4. Bulldog Francês

Impossível você sair de casa e não se deparar com um cãozinho SRD perambulando nas ruas da cidade. Mas você sabe porque isso acontece?

Os cães SRD são as vítimas mais comuns de uma sociedade sem política pública e sem consciência de que abandonar é mais fácil do que castrar.

As vítimas de abandono quando trata se de cães vira latas, muitas vezes são crias de animais que já estão nas ruas e precisam de castração para evitar a procriação indesejada. Enquanto nós como sociedade não acordarmos para protegermos esses seres que precisam de intervenção humana a situação torna- se desgastante para ONGs e protetores.

Entretanto, muitos SRDs também são pets de famílias que não conseguem arcar com despesas e cuidados com a castração, que consequentemente geram crias indesejadas virando alvo fácil para o abandono de animais.

O abandono animal

Hoje, nas redes sociais o que mais vemos são ações de ONGs e protetores para plantar consciência de valor. amor e respeito para com os animais.

Motivos que justifiquem atitudes como o abandono nunca serão compreendidos. Abandonar um animal independente da raça é um ato cruel e covarde e não podemos apoiar atitudes como essa.

Diga não ao abandono animal. E quando possível apadrinhe uma castração.

Scroll to Top