Animais de estimação ajudam no tratamento da depressão. -

Animais de estimação ajudam no tratamento da depressão.

Setembro amarelo é o mês de combate ao suicídio, por isso ressaltamos a importância em falar sobre a depressão e como os animais podem ajudar pessoas de qualquer idade a superar esse momento tão difícil.

Por muito tempo a depressão não era considerada uma doença. Embora muitos acreditassem que essa perda de interesse pelas atividades e prazeres da vida era passageira. Entretanto, nos dias de hoje, segundo a Organização Mundial da Saúde, foi comprovado seu grau de seriedade, sendo considerada a quarta principal causa de incapacitação nas atividades diárias.

Como sabemos, a depressão afeta a rotina do paciente causando diversos sintomas físicos e comportamentais como: 

• Alteração do sono;

• Perda de apetite;

• Concentração comprometida;

• Baixa autoestima;

• Dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos;

• Sentimentos de tristeza e em casos mais graves até pensamentos suicidas.

tratamento da depressão inclui terapias com medicamentos, apoio psicológico e familiar, além dos queridos pets como grandes aliados.

Como os animais ajudam na depressão?

Não importa se é gato ou cachorro, quem é dono de um animalzinho sabe como eles trazem alegria, carinho e amizade.

Alguns casos de depressão podem melhorar com a presença de um animalzinho de estimação.

A responsabilidade de cuidar de um pet é a oportunidade para participar de uma rotina de cuidados com a alimentação, higiene e contatos físicos.

Os cães podem trazer melhorias aos pacientes, por forçarem naturalmente o exercício físico e a saída de casa para passeios. Entretanto, além de companheiro, o cãozinho pode ajudar muito nas trocas positivas com quem não está se sentindo bem.

Cães são fofos e graciosos com seus comportamentos que nos surpreendem. A alegria que expressam com pulos e latidos por nos ver chegar, olhar puro e leal. Sem contar nas várias trocas de lambeijos, tudo para fazer alguém se sentir melhor.

Gatos também sentem quando o seu tutor está triste por isso são sensíveis as emoções do seu dono. No apoio contra a depressão gatinhos também têm um papel fundamental gostam de aconchego, troca de carinhos e ficar juntinho, seja para ser uma companhia para assistir TV ou só tirar aquele cochilo bem gostoso.
Portanto, abraçar um cãozinho ou gatinho é uma terapia maravilhosa que pode ajudar a superar a depressão, a dor e a angústia. Um tratamento sem contra indicação, porém com altas doses de amor.

Scroll to Top