Você já deve ter ouvido falar que animais de estimação refletem a personalidade do dono. Entretanto, será que isso é verdade? Vamos compreender melhor…

Você e seu animal de estimação possuem uma personalidade semelhante? Essa é uma daquelas questões de natureza vs criação, mas com uma peculiaridade. 

No entanto, seu animal de estimação não compartilha sua genética. Mas se você escolheu o seu animal de estimação (em vez de adquiri-lo por circunstâncias aleatórias), é possível que você, consciente ou inconscientemente, tenha selecionado um cão ou gato que seja muito parecido com você. 

Além disso, é possível que, independentemente de como você adquiriu seu animal de estimação, vocês dois se tornaram mais parecidos em personalidade ao longo dos anos, compartilhando alguns traços em comum.

O que a ciência diz sobre isso?

Existem pelo menos dois cientistas que conhecemos que pesquisaram as personalidades do proprietário e do animal de estimação. 

O professor britânico Richard Wiseman, da University of Hertfordshire, conduziu uma pesquisa online com donos de animais de estimação.

Através desta pesquisa, descobriu que, tanto os donos de cães quanto os de gatos – compartilhavam traços de personalidade como felicidade, inteligência, independência e senso de humor com seus animais de estimação.

Já o Dr. Sam Gosling, que dirige o Laboratório de Personalidade Humana e Animal da Universidade do Texas, aplicou testes científicos de personalidade humana em cães. 

Como muitos cientistas, ele presumiu que as personalidades dos animais eram apenas o que as pessoas projetavam neles. O que ele descobriu foi que traços de personalidade específicos podem ser identificados com precisão em cães. 

Sua esperança é que sua pesquisa possa ser usada para melhor combinar cães de abrigo com donos, e para ajudar as pessoas a selecionar os melhores cães para realizar tarefas específicas, como trabalhar com a polícia ou ajudar deficientes.

Você e seu gato ou cachorro são provavelmente mais parecidos do que você imagina. Então, pergunte a alguém que seja próximo de vocês e veja se eles percebem seus traços de personalidade em comum!

Leave a Reply