Animais que lembram a infância

Animais que lembram a infância são bem peculiares e tem uma relação direta com nossas melhores lembranças.

Se você que está lendo este artigo e tem mais de 30 anos, certamente ainda traz na lembrança o “cri, cri” do grilo buscando por uma parceira. Sinceramente enquanto cantava, esse bichinho tirava nossa atenção e as vezes até causava irritação.

Da mesma forma o coaxar dos sapos, a agilidade da lagartixa ou mesmo a perspicácia do notável tatuzinho bola, são lembranças importantes e que, de certa forma, contribuíram para a nossa formação como pessoa.

Hoje, porém, é tão raro podermos observarmos esses pequenos animais e mais difícil ainda é interagir com algumas espécies, entre as quais estão os citados e outros como vagalumes e joaninhas, por exemplo.

Onde estão esses animais? O que a ausência deles pode trazer a essa e novas gerações?

Vamos falar um pouco sobre isso neste artigo. Então leia!

Animais que lembram a infância dos adultos de hoje

Sabemos que cães ocupam a primeira posição de animais que lembram o tempo de criança. É fato que pets tem enorme contribuição para saúde física e mental de crianças e adultos.

Porém, animais considerados também em alguns casos de estimação, como os citados no início do artigo, tem um significado diferente, pois se comportam de forma distinta de cachorros, por exemplo.

A joaninha, com suas cores e movimentos, causava encantamento, estava presente no cotidiano sobre folhas e arbustos de menor porte. Quem nunca pegou uma na mão e brincou com ela?

Outro animalzinho estupendo e que realmente alegrava a criançada eram os vagalumes.

Essas pequenas lanternas, que muitas vezes não chegam a 20mm traziam uma alegria incomum.

Pois, iluminado terrenos escuros e até mesmo o pequeno quintal, permitiam a mágica luz que mudava de lugar o tempo todo e que levava os pequenos a correrem atrás.

E o tatu-bola então? Um crustáceo fascinante que ao ser cutucado se converte em uma bolinha para se proteger. Era super normal pegar na mão e disparar-lo.

Sim, recordar é viver e lembrar de como esses animais causavam curiosidade e vontade de continuar buscando o brincar, por exemplo, nas crianças de 10/15 ou mais anos atras é algo que merece ser mencionado aos pequenos de hoje.

Porque esses bichos estão desaparecendo

Existem muitos insetos que têm por hábito se esconderem no período frio, como a joaninha, por exemplo.

De forma geral, joaninhas não tem predadores em grande escala, assim como sapos e lagartixas. Porque então estão menos presentes?

Sabe-se que o hábito da joaninha, especificamente, de hibernar tem sofrido com o aquecimento global, igualmente como animais de grande porte e até répteis.

Em relação aos sapos e rãs, que eram comuns e em grande quantidade, já não são mais vistos em cidades maiores concentrando-se apenas onde existe fartura de água e vegetação, locais mais evidentes em reservas e zonas distantes.

Assim, esses animais que lembram a infância dos mais velhos, estão escassos ou praticamente fora de vista. O que é lamentável, pois certamente seriam de grande contribuição para nossas crianças de hoje!

Qual deles lembram a sua infância?

Scroll to Top