Castração e seus benefícios

Não é novidade que a castração evita crias indesejadas, cios que levam a latidos excessivos, além de reduzir brigas e fugas. Mas o que você precisa saber é que a castração é fundamental para prevenir diversas doenças sérias, como câncer de mama, infecções de útero e tumores.

Castrar seu pet é cuidar ativamente da saúde e bem estar dele. Então, confira agora porque você deve dizer sim a castração.

Motivos para castrar gatas e cadelas.

Em 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio, o câncer de mama não se desenvolve, e em gatas, reduz as chances de câncer de mama em até 60%. Sendo assim, podemos considerar que o risco de câncer de mama diminui MUITO.

Uma ocorrência bastante comum em cadelas não castradas é a gravidez psicológica. Portanto, o recomendado é castrar antes do primeiro cio. Além do mais, também colabora para que não fiquem vulneráveis a infecções uterinas graves, como a Piometra, uma infecção bacteriana que acontece no endométrio (tecido que reveste as paredes internas do útero).

A castração é fundamental para mudarmos a triste realidade do abandono e a reprodução em massa. A castração é a forma mais eficaz para garantir o controle populacional e, gradativamente reduzir o abandono animal.

Motivos para castrar gatos e cães.

Em gatos e cães machos, a castração reduz a frustração sexual e a necessidade de sair em busca de “namoradas”. Ao mesmo tempo, isso diminui o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos. A castração também evita o câncer de testículo, que pode ser fatal quando não diagnosticado precocemente.

Reduz em grande escala o risco de câncer de próstata já que em cães não castrados há 80% de risco. Cães e gatos castrados sentem menos necessidade de marcar o seu território com urina e consequentemente as brigas por território.

Pets com comportamento agressivo quando castrados podem ficar mais dócil facilitando a interação e reduzindo situações comportamentais.

Conheça outros benefícios da castração.

Impedir a hérnia perineal, um problema mais comum em cães velhinhos, que ocorre pelo deslocamento de órgãos ( bexiga, intestino, próstata ou até mesmo gordura ) para a região perineal. Isso acontece pelo rompimento ou enfraquecimento dos músculos que fecham o diafragma pélvico.

Cães portadores de característica genética, como a displasia do quadril ou epilepsia, devem ser castrados.

Castrar evita a propagação de doenças graves como a TVT, um tumor venéreo em cães (machos ou fêmeas) que apresenta com mais frequência em cães não castrados.

Agora, que você viu o quanto é importante castrar o seu animalzinho contribuindo assim para que tenham mais longevidade que tal agendar uma consulta com um veterinário de confiança

Scroll to Top