CASTRAÇÃO

Castrar seu pet traz uma série de benefícios, tanto para ele quanto para a sociedade. Castrar é um ato de responsabilidade! Além de prevenir possíveis doenças, também contribui para redução de crias indesejadas, que estão associadas ao abandono de animais.

Cirurgias de castração tanto em machos quanto em fêmeas, é um procedimento simples, porém precisa ser realizada por um médico veterinário pois trata-se de uma cirurgia e requer cuidados levando-se  em conta que a castração só é realizada em animais saudáveis pois o paciente recebe anestesia geral e requer o observação e cuidados.

A castração pode evitar doenças como tumores no aparelho reprodutivo tanto para os machos quanto para as fêmeas, assim como  o (TVT) que é um tumor venéreo e exclusivo dos cães representando a causa mais frequente de tumor genital, aparece em cães e cadelas e é transmitido em contato sexual.

É importante lembrar que a castração em cadelas e gatas, quando realizadas antes do primeiro cio ou no máximo entre o primeiro e segundo cio,  previne o câncer de mama, que hoje é o câncer mais comum em fêmeas não castradas.

Já para os machos, a castração é recomendada para evitar comportamentos, já que os animais não castrados tendem a marcar território com urina, entrar em conflito com outros cães por domínio de território, podendo levá-lo a brigas e acidentes graves. Já os gatos não castrados, saem com frequência  para a rua e também intensificam a necessidade de marcar território. Lembramos que a saída do gato também pode causar acidentes, atropelamentos, envenenamentos, brigas com outros gatos, além do risco de contração de doenças graves como leucemia e Aids felina.

Mais Informações:

Veterinária Centro

Veterinária Piratininga

Veterinária Cauibi

Veterinária Mandi