Se você é um tutor, deve saber que não deve dar chocolate para cachorro, certo? Vamos descobrir o porquê neste artigo.

Entre outros motivos para nos presentearmos com chocolates no dia a dia, a páscoa está chegando e sabemos o que isso significa:

… Quantidades industriais de chocolate que serão consumidos por apaixonados. Mas nem pense em dar essa delícia para seu melhor amigo, viu!

Por que chocolate faz mal à cachorros?

Quando estamos comendo algo, os nossos amigos peludos geralmente vêm perto para ver o que é?
E muitas vezes não resistimos àquela carinha e damos um pedaço, mas nem sempre estamos liberados para fazer isso…

Isto porque chocolate é de fato venenoso para cães. Isto se deve à presença de Teobromina. Nós, seres humanos, não temos maiores problemas em consumir esta substância, já que a metabolizamos com grande facilidade.

Mas o sistema dos cachorros é mais lento, permitindo assim que grandes quantidades de Teobromina se acumulem no organismo, se tornando tóxico.

O que causa?

Lembrando que, se o cachorro for maior, pequenas doses de chocolate não farão tão mal. Porém, ele pode acabar tendo diarreia, dor de estômago e ânsia de vômito, o que obviamente não queremos, certo?

Já em quantidades maiores (ou se for consumidos por cachorros menores), ele pode sofrer:
• Convulsões;
• Batimentos cardíacos irregulares;
• Sangramentos internos;
• Hiperatividade;
• Ataques cardíacos.

E, em último caso, morte. Se acontecer de seu cão ingerir, tende estimular o vômito em até duas horas depois dele ter comido. Se ele apresentar alguns dos sinais acima, leve ao veterinário imediatamente.

Os níveis de Teobromina em cada tipo de chocolate também fazem diferença. Os mais escuros, com maior quantidade de cacau possuem mais, enquanto os ao leite e brancos menos.

Então atenção! Cuide do seu amigo fiel, portanto, se necessário for, não coma chocolate perto dele, combinado?

Leave a Reply