Introduzir um pet novo na família não é algo simples, afinal é ele quem terá que se ajustar ao novo ambiente. Quem gosta de animais, vire e meche, se percebe com uma imensa vontade de trazer mais um para casa.

Seja um cachorro, gato, passarinho, hamster ou qualquer outro exótico, o fato é que nos comovem e com aqueles olhinhos pedem carinho, atenção, portanto, nos flecham.

Existem diferenças para adaptar pets filhotes e adultos. Enquanto os recém-nascidos estão livres de hábitos adquiridos pela convivência com humanos, adultos já desenvolveram um jeito de ser comportar com seus antigos donos, por exemplo.

No entanto, com dedicação para tudo existe um jeito e algumas dicas para ambos os casos temos aqui. Confira!

Como introduzir pet novo na família – cães e gatos

Em síntese, gatos adultos podem estranhar o novo ambiente de modo a exigir mais cuidado e atenção. Nesse caso, é ideal, antes de tudo, avaliar se sua casa está preparada para receber gatinhos.

Entre algumas ações:

  • Proteja janelas, ainda mais quando se mora em prédio, para evitar que o gato caia ou fuja;
  • Separe tigelas, cama e um cantinho para que seja somente do novo bichinho;
  • Ajude-o a se sentir seguro, especialmente evitando que os outros pets impeçam que ele se alimente ou que se aventure neste novo espaço;
  • Providencie uma caixa higiênica e a mantenha limpa.

Enquanto isso, cães, filhotes particularmente, choram quando mudam de casa, porém, isso dura poucos dias.

Uma dica para acalmar cachorros filhotes, por exemplo, é providenciar uma cama bem quentinha, com mantas ou mesmo deixar ali uma garrafa tipo pet ou bolsa com água quente, isso ajudará a trazer a lembrança do calor da mãe do bichinho.

Da mesma maneira que para gatos, comedouros e bebedouros devem estar disponíveis para o cãozinho, além disso, lembre-se que precisará leva-lo para fazer necessidades e passear.

Um novo membro na família 

Lembre-se ainda que os filhotes são sensíveis e querem amor e respeito. Oriente, portanto, crianças nessa adaptação, especialmente observando para que não os forcem com brincadeiras agitadas. 

Uma família com pet é mais feliz, adote-os com responsabilidade!

Leave a Reply