Doenças mais comuns nos cães são pelo menos 7, no entanto, precisam ser tratadas pois podem levar o animal a óbito. Assim como em humanos, diferentes tipos de bactérias e vírus se alojam no organismo do cachorro, causando diferentes tipos de doenças.

Sabemos que a prevenção é a maior aliada para deixar seu pet sempre saudável, mas, nem sempre estamos atentos à saúde do cão.

Afinal, além de brincar onde desejar, mantém convivência com outros animais, inclusive nós e naturalmente está mais vulnerável a agentes no próprio ambiente onde vive.

Veja então algumas doenças comuns na vida canina… Conheça e evite!

Doença do Carrapato ou Erlichiose

Carrapatos são transmissores de doenças, entre elas a erlichia.  Em resumo, essa doença, além de causar hemorragia, prejudica também os rins, olhos e faz anemia, situações que podem ser graves e levar a óbito.

Doença Periodental

A placa bacteriana também prejudica a dentição e gengiva do cachorro, afinal, a grande maioria não escova os dentes. Portanto, previa essa doença criando o hábito de escovar os dentes do seu cão regularmente.

Raiva Canina

O vírus da raiva é transmitido entre mamíferos, através da mordida. Basicamente é uma doença que afeta o sistema neurológico, levando a perda de apetite e extremo aumento da secreção salivar.

Cinomose

Entre as doenças mais comuns nos cães filhotes está a cinomose. Na fase após nascimento, cães também estão com o sistema imunológico frágil, portanto, podem ser acometidos por essa doença.

Leptospirose Canina

A falta de cuidados é um campo fértil para que a leptospirose (doença transmitida por ratos) afete o cão. Imediatamente a isso, o animal enfraquece devido a vômitos, febre e diarreia. Portanto, é fundamental vacinar seu cachorro já que é essa uma doença comum e fatal.

Otite (inflamação no ouvido)

Normalmente, a otite no cachorro é proveniente de fungos e outros parasitas que se acumulam na cavidade do ouvido. É uma doença silenciosa que aos poucos pode causar meningite, portanto, levar o cão a óbito.

Câncer em cachorros

Diferentes neoplasias podem acometer o cão, debilitando de forma generalizada sua saúde.

Certamente são as consultas ao veterinário e os cuidados do dono a melhor forma de prevenir essa, entre as doenças mais comuns nos cães, que normalmente levam até mesmo eutanásia do animal.