ENDOCRINOLOGIA VETERINÁRIA

É a especialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças que afetam as glândulas endócrinas.

As glândulas endócrinas encontram-se em diversas partes do corpo, sendo que as principais são: hipotálamo, hipófise, tireóide, pâncreas, adrenais, ovários e testículos.

Estas glândulas podem desenvolver dificuldades no seu funcionamento de forma a produzir hormônios em quantidade insuficiente ou em excesso.

Doenças e sintomas

As doenças endócrinas mais comuns são: diabetes mellitus (deficiência absoluta ou relativa do hormônio insulina), hipotireoidismo (deficiência dos hormônios da tireoide), hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios tireoidianos), hiperadrenocorticismo (produção excessiva de hormônios produzidos pela adrenal) e hipoadrenocorticismo (deficiência dos hormônios produzidos pela adrenal).

Beber muita água e urinar com bastante frequência, apresentar um apetite excedido, ganhar ou perder peso abundantemente, apresentar distensão abdominal, “preguiça”, lesões de pele recidivantes são sintomas (alterações) que podem ser compatíveis com algum distúrbio de causa hormonal. Ou seja, uma doença endócrina apresentada pelo seus cães ou gatos.

Diagnóstico e tratamento

Para se estabelecer o diagnóstico de uma endocrinopatia é necessário uma avaliação completa do paciente, na qual deve-se incluir um exame clínico detalhado, exames complementares, dosagens hormonais e testes funcionais. Assim que fechar o diagnóstico, o endocrinologista veterinário orientará sobre tratamento e sobre os procedimentos necessários para a cura e/ou controle das diversas doenças endócrinas.

O ideal é que o paciente seja acompanhado periodicamente durante o tratamento pelo médico veterinário especializado em endocrinologia pelo médico veterinário clínico geral.

Mais Informações:

Veterinária Centro