O seu gato está vomitando depois de comer? Vamos ver a seguir o que pode estar acontecendo com seu bichinho.

Alguns dos motivos desse vômito inesperado, e os quais você mesmo pode fazer o diagnóstico podem ser:

1 – Bola de pêlos

As bolas de pelo são uma das causas mais frequentes de vômito de gato. Resumidamente podemos dizer que são formadas por uma concentração de pelo no estômago.

Embora geralmente não sejam graves, é melhor evitar que se formem, pois criam um risco de obstrução intestinal, o que resulta em problema grave para o bichinho.

Portanto, se você tem um gato de pelo comprido, escove-o regularmente pois ajuda a evitar bolas de pelos, reduzindo a frequência.

Você também pode garantir que seu gato tenha uma dieta rica em fibras ou melhor ainda é solicitar ao veterinário para prescrever um tratamento.

2 – Come muito rápido

Outra ocorrência comum entre gatos que vomitam logo após comer, é ter engolido a comida muito rapidamente.

Nestes casos, é possível reduzir o risco dividindo ainda mais as refeições. Da mesma forma, poderá espalhar a comida em um prato grande ao invés de colocá-la em uma tigela de menor tamanho, por exemplo.

3 – Mudança na dieta

A transição para uma nova ração ou petisco, feita rapidamente também pode fazer com que seu gato vomite.

Portanto, misture quantidades crescentes do alimento novo com quantidades decrescentes do alimento antigo. Faça isso durante um período de sete dias para evitar desconforto.

Além desses motivos que aqui pontuamos, é possível que seu gato esteja doente, portanto, não deixe que o vômito se torne comum, pois isso pode levar a desidratação.

Se isso persistir, leve ao veterinário para saber porque o gato está vomitando depois de comer.