OFTALMOLOGIA VETERINÁRIA

A oftalmologia veterinária é uma especialidade dedicada a manutenção da saúde ocular visando sempre a restituição da visão e o bem estar de seu animalzinho.

Diversas são as doenças oftalmológicas que podem atingir cães e gatos como úlcera de córnea, uveíte, glaucoma, catarata, perfuração ocular, afecções palpebrais, dos cílios e da terceira pálpebra.

As raças de focinhos curto como os Shih-tzu, Lhasa Apso, Pug, Bulldogue Inglês, Francês, Pequinês e no caso dos felinos os da raça Persa, merecem maior cautela pelo excesso da exposição dos olhos, portanto, é de extrema importância a observação pelos donos.

Sintomas mais comuns:

Dificuldade em andar pela casa;
  Olhos vermelhos e irritados;
  Coçar ou passar as patas nos olhos constantemente;
  Aumento do volume ocular;
  Secreção ocular;
  Blefaroespasmo (piscar várias vezes);
  Pupilas irregulares;
  Opacidade da lente ou cristalina (catarata);
  Aumento de volume no canto do olho (eversão glândula terceira pálpebra).

TRATAMENTOS

O tratamento oftalmológico, só é necessário quando notamos alguma mudança no globo ocular ou até mesmo desconforto e cegueira. O uso de colírios, pomadas oftálmicas, medicação para lubrificar os olhos, remoção de tumores nas pálpebras ou de córnea, suturas de córneas em casos de acidentes e em algumas circunstâncias no tratamento de doenças que levam a lesões oculares como o diabetes, hipertensão ou alergias e coceiras de pálpebras.

Mais Informações:

Veterinária Centro