Você sabe que gatos também tem problema renal? Aprenda mais sobre isso a seguir. Muitas pessoas não sabem que certos problemas que nos afligem também são presentes em gatos.

Entre tantas doenças, está também problemas renais. Portanto, vamos ver como isso afeta nossos queridos felinos.

O problema renal nos gatos

Nos gatos, assim como em humanos, os rins executam importantes tarefas. Como, por exemplo, criar hormônios, fazer mais células vermelhas e controlar pressão sanguínea.

Em síntese é um órgão extremamente importante e que primariamente exerce a função de um filtro para evitar que toxinas circulem pelo organismo através da corrente sanguínea.

No entanto, pode acontecer que, com a idade, os rins comecem a falhar, ou então a sua função diminui devido a algumas patologias.

Se por acaso a doença se desenvolver de forma crônica nos rins, não há cura.  Por isso, é importante saber o básico sobre tipos de problemas renais que são comuns em gatos.

Problemas renais mais comuns

Como dissemos, uma patologia que pode ocorrer em gatos é a falha renal aguda, que pode se manifestar em decorrência de vários motivos, como:

• Ingestão de venenos, como pesticidas, inseticidas e certos medicamentos humanos. Estas substâncias são bem perigosas para gatos;
  • Quanto ele sofre alguma batida ou traumatismo muito forte, especialmente na bacia;
  • Desidratação ou infecção por bactérias, vírus, etc.;
  • Pressão baixa constante, que diminui o fluxo de urina.

E tem também os problemas crônicos renais, nos quais as causas são um pouco mais incertas.

Nessa condição podemos relacionar os seguintes motivos:

• Doenças nos dentes;
  • Pressão alta;
  • Problemas na tireoide;
  • Câncer.

Portanto, se o seu gato tem urinado com muita frequência, bebe muita água, sofre com perda de apetite.

Além disso, diminui de peso muito rapidamente e vez ou outra tem diarreia e vômitos, leve para um veterinário pois ele pode ter algum problema renal.