Você sabe o que é sarna de ouvido em gatos? Acompanhe o texto a seguir para conhecer os sintomas e os tratamentos, e assim proteger seu bichano. Cuidar de um gato é algo simples, desde que mantenha sua atenção na comida, higiene e regularmente leve-o para uma consulta de rotina.

Contudo, o diagnóstico precoce com seu gato, é a melhor maneira de protegê-lo e garantir uma longevidade maior. Entre os benefícios da consulta de rotina, está identificar possíveis indícios desta doença em gatos que é a sarna de ouvido.

O que é Sarna de ouvido em gatos?

Pode-se dizer que ela é até bem comum e é provocada por um ácaro: o Otodectes cynotis.

Este ectoparasita atinge gatos de quaisquer condições de saúde, e o contágio se faz pela convivência com animais que estejam já infectados.

Sintomas da Sarna de ouvido em gatos:

Existem alguns sintomas que tem maior destaque no caso que seu gato venha a ter sarna de ouvido, como, por exemplo a presença de uma cera de tom marrom escuro.

Essa cera, no entanto, apresenta alguns pontos brancos, e fica visível no ouvido do gato. Os pontos brancos, como você deve imaginar, são os ácaros.

Outros sintomas comuns são coceira excessiva, descamação, pele avermelhada na região e agitação da cabeça com frequência.

Tratamento da Sarna de ouvido em gatos

O ideal é levá-lo ao veterinário como já dissemos, onde serão receitados acaricidas tópicos e parasiticidas, seja em comprimidos ou sabonetes.

Uma limpeza no ouvido diariamente, acompanhada de uma higienização no ambiente onde o gato vive. Também é providencial, tanto para evitar contaminações como para tratar a doença em si.

Então, agora que você entende mais sobre sarna em gatos, fique atento e procure o veterinário percebendo qualquer anormalidade.